sexta-feira, julho 21, 2006

Na dança moderna procurava-se dar um ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através dos movimentos corporais. Na dança contemporânea existem uma grande diversidade de elementos e características, tendências e estilos; não existe um elemento puro, mas sim um vasto repertório de informações.
Esta multiplicidade e liberdade em usar diversos elementos para criar, pode ser muito rica e criativa, uma vez que o artista pode criar com estilo e óptica própria, sem ficar preso e limitado a determinada linha ou técnica.
A dança contemporânea surge a partir do contexto da sua época, trazendo a necessidade de libertação das formas pré-estabelecidas, de novas descobertas cda relação do homem com o seu tempo e com o seu corpo, o que a torna marcada pela diversidade de técnicas, de formas e de corpos.
A confusão, o não entendimento de porque fazer a dança assim, sem regras claras pré-definidas, talvez aconteça porque essa característica a torna mais difícil na sua criação, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades. O artista precisa de ter bem claro o que pretende, e a partir das infinitas possibilidades de “diálogo” produzir a sua obra. Isto é fascinante e difícil; esta é a marca da contemporaneidade.
Uma diferença que nasce na dança contemporânea é sua noção de tempo não mais compartimentado mas em co-influências entre as linguagens de diferentes períodos e isso influi em entender como as idéias se relacionam ineterruptamente. Na dança contemporânea o que é possível identificar é uma maneira de compor a dança. Nela, corpo, movimento e outras propriedades da dança se relacionam de modo que não é mais possível, ou até mesmo necessário, uma definição clara de estilo.
O exercício direciona-se, então, para a capacidade de relacionar idéias de campos diferentes de maneira coerente, sejam os tipos de linguagem ou a própria gramaticalidade da dança (o seu conjunto de caractéres de movimento, espaço/tempo e demais propriedades). As ideias são permeáveis e apresentam flexibilidade em algum nível e, por assim dizer, uma necessidade de relação com outras idéias. Com isso, pretende-se afirmar que a dança contemporânea não é contemporânea somente porque está no tempo de agora, mas principalmente porque apresenta aspectos históricos deste tempo do mesmo modo que os desloca, exporta e relaciona de uma maneira diferente do que antes se concebia.
É possível identificar o cruzamento de linguagens na dança contemporânea - vídeo, texto, voz e o uso de outras técnicas para cena, mostrando uma configuração complexa e em constante mudança. Há, portanto, uma tendência que aponta para uma série de perguntas, ou ainda, cria um novo grupo de perguntas, buscando novas relações. Há uma necessidade iminente de entender aquilo que está no tempo passível de ser transformado.


Dica pro FIMDI: Quasar Companhia de Dança - Palácio das Artes (Circuito Cultural Banco do Brasil) sexta 21/07

100.000 Derradeiros - Espetáculo de formatura das Artes Cênicas do Palácio - até domingo na mansão em frente ao Cine Belas Artes na Rua Gonçalves Dias.

...e claro as festas que tenho amanhã...rsrs!!!


P.S. Ouvindo Drugstore (El President, Adoro essa música!)

bjs