segunda-feira, novembro 26, 2007

Elocubrações a cerca do amor e dos compromissos

Esse post nasceu de uma conversa com meu querido amigo Diego...viagem de gente apaixonada, hehe. Diego é um cara pra lá de bacana, especial. Que ainda acredita no amor, nos compromissos firmados em coração. Eu também!
Apaixonados (não um pelo outro, que isso fique claro, rs), lúcidos, românticos e metidos a escrever "cousas".
Fãs declarados de Ludov (não temos medo de declarações). Ele, filho da cidade do poeta maior. Eu? Só tento.
E é de tanto tentar que estamos nessa vida. Nossa missão?
Brilhar! Somos gente de verdade.
Segue o texto...espero que goste, Diego. Espero que gostem, quem ler...
Bjos

"As pessoas têm medo de assumirem compromissos...
Esse é o ponto.
Essa é a palavra.
Compromisso.
Responsabilidade com a vida do outro.
Medo demais de viver...de ser feliz. Certa vez eu li que existe um esforço muito maior na busca da infelicidade do que o contrário. É que ser feliz é muito simples...
Ser feliz dá trabalho. Vivemos na sociedade onde o mais complexo é mais interessante. Ou aquilo que consideramos complexo.
O que dá trabalho de verdade é a responsabilidade. Assumir seus atos.
Na verdade ninguém quer assumir nada.
A questão é: as pessoas dizem que querem ter alguém.
Mas é mentira.
Se der um pouco de trabalho, não querem mais.
Qualquer relacionamento precisa ser cativado. Diariamente.
Abrir mão de nós mesmos...de desejos que não fazem parte da vida em comum
Se dar pelo outro...
Compromisso, responsabilidade...só vêm...quando estamos dispostos a construir...a abrir mão...a se doar...
Se existe um pouco de egoísmo...não rola. E não existe aqui a anulação. Pois a capacidade de se doar permite a liberdade incondicional do ser amado. Liberdade de alma e não de corpo.
Fidelidade a princípios e não a convenções.
Quem ama e assume, não tem medo de viver o impossível, o improvável, o que é “invisível aos olhos”, o inefável...
Corre atrás do que se quer.
Amar não é uma prisão.
Mas tem que cuidar como se cuida de um jardim.
Regar, tirar as pragas, adubar...e deixar...pra crescer sozinho. Florescer por si.
O amor expande.
Vejo como algo que abre possibilidades e não que limita.
Está presente, mas não sufoca.
O amor verdadeiro sempre compensa.
Os compromissos, e não se trata aqui de papéis assinados ou rótulos sociais, mas do respeito à reciprocidade de sentimentos e de sua nutrição, existem porque não existe amor à primeira vista...vida comum se cria cada dia um pouquinho...
Há de ter paciência...muita.
E disposição...disposição pra amar
Sim...se não tiver disposição, não tem nada.
Afinal o que nessa vida é garantido?
No amor e nos compromissos, também vale a máxima do mínimo de inspiração e o máximo de transpiração.
E esquecer o medo. Se a gente tiver medo, não vive nada.
Amor não é sorte.
Amor é doação.
Eu ainda acredito no amor e nos compromissos que nascem no coração.
E me pergunto: e o amor?"

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabia do seu poder com as palvras ao me dar conselhos e me indicar textos que sempre me ajudaram nos momentos q vivia. Mas dai ler e ver que vc escreve coisas desse tipo.. Agora posso dizer que também tenho uma amiga poeta ...
Assim vc vai longe, quem sabe um estarei pegando um autógrafo seu em seu lançamento de livro ???
Vai saber ...

Abraços

Aninha

Unknown disse...

Esse texto da Quelma realmente a traduz...Lendo o texto é como se a Quelma estivesse aki bem do meu lado...Dá prá visualizar as expressões dessa amiga muitooooooooo legal!!! É isso ae...o interessante é conseguir passar para as pessoas o q sentimos qdo escrevemos algo!!! Quelma, parabéns pelas colocações!!!